Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

<<< Breaking the Spell (Daniel Dennett) >>>


O filósofo e biólogo darwinista norte-americano Daniel Dennett, apesar da simpática barbona branca quase bíblica que adorna seu rosto sereno, é o exato oposto de um profeta: é um desmistificador. E de primeira grandeza. O pouco que conheço do pensamento e da "militância" de Dennett basta para que eu o considere uma das mentes que mais merecem ser ouvidas no atual panorama intelectual mundial (ouçamos também Zizek, Peter Singer, Comte-Sponville, Ernesto Sabato, Eduardo Galeano, o recém-falecido Saramago!). Pois prosseguimos necessitados de mentes lúcidas que procurem "desfazer os feitiços" causadores de catástrofe. Dennett é "lucidez em jato contínuo" que vem para questionar perigosas fantasias e preconceitos que mantem povos cativos de dogmas e rixas, cegueiras e guerras.

Breaking The Spell - A Religião Como Fenômeno Natural é o nome de uma das principais obras de Dennett, publicada lá fora em 2006 e recentemente traduzida para o português e lançada pela Ed. Globo. A teoria da evolução de Darwin, que Dennet apelidou em outra de suas obras de Darwin's Dangerous Idea, é exposta com uma ênfase em seu fator "subversivo", como algo irreconciliável com os dogmas religiosos. Pode parecer óbvio e batido constatar que não há acordo ou reconciliação possível entre A Evolução das Espécies, de um lado, e a Bíblia e o Alcorão, de outro. Mas a bizarra e teimosa "persistência" quase "viral" das religiões neste século 21, que decepcionaria tremendamente Voltaire e Nietzsche, se hoje vivessem, é uma razão mais para estarmos convictos de que o darwinismo continua precisando, sim, de inteligentes e sábios advogados. Dennett é um deles.

A entrevista abaixo faz parte da magnífica série da BBC britânica Atheism - A Rough History of Desbelief, uma das mais interessantes "investigações intelectuais" televisivas  dos últimos anos (sim, há raras maravilhas sendo produzidas para a TV... algo como ilhotas de inteligência em meio a  oceanos de besteirol!). Depredando recomenda com entusiasmo as 2 temporadas da série: a primeira é mais histórica e narrativa, procura fazer uma panorâmica da "descrença" na história do pensamento (desde a Grécia Antiga, onde nasceu o materialismo de Demócrito, atravessando mais de 2.500 anos de pensamento filosófico e científico), e a segunta (temporada) - The Atheism Tapes - baseada em entrevistas com grandes mentes de nosso tempo, incluindo o dramaturgo Arthur Miller e o cientista Richard Dawkins.





3 comentários:

  1. Puxa, ainda um pensador que não conhecia, e que agora fiquei interessado mesmo. Vou ver se consigo encontrar para baixar estes programas. Muito boa a dica.

    ResponderExcluir
  2. Hey Carlos Alberto! Muito bacana saber que vc ficou interessado em conhecer mais sobre o Dennett... vale muito a pena!

    Passo abaixo o link do Pirate Bay onde baixei o seriado da BBC, "A Brief History of Disbelief", do Jonathan Miller. O torrent é meio grandinho (mais de 2 gb), mas é um material bacanésimo!

    http://thepiratebay.org/torrent/3631116/BBC_-___A_Brief_History_of_Disbelief___and___The_Atheism_T

    Abraço e volte sempre!!

    ResponderExcluir