Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

<<< Reds (de Warren Beatty) - por Amir Labaki >>>



Com Dez Dias Que Abalaram o Mundo, o jornalista americano John Reed registrou para a eternidade, no calor da hora, a crônica da Revolução Soviética de 1917. Com Reds (1981), Warren Beatty reconstituiu romanticamente sua saga, em pleno radicalismo de direita da era Reagan.

Reds talvez seja o maior dos épicos fílmicos de esquerda - ao menos, dos bancados por Hollywood. Cinematograficamente, nada fica a dever, em ritmo e páthos, aos melhores momentos de um David Lean (Lawrence da Arábia, Dr. Jivago). Politicamente, é menos ingênuo do que parece - registrando as vilanias internas ao processo, entre os comunistas russos e americanos, e o próprio desencando de Reed com os rumos da revolução que tanto propagandeou.

Beatty discute a um só tempo dois mitos: o da revolução libertadora de todos os homens e o do amor absoluto de um casal. Reservou-se o papel de John Reed e escalou corajosamente Diane Keaton para viver a ousada mas volúvel Louise Bryant. O resultado é um dos pares mais convincentes das telas.



Henry Miller
Há muitos outros personagens de antologia. Jack Nicholson e Maureen Staplenton injetam humanidade aos mitos Eugene O'Neill e Emma Goldman. O Zinoviev de Jersy Kozinsky (o algo esquecido e muito subestimado escritor polonês) é um acabado retrato de homem do partido.

Outro grande achado é a pontuação da narrativa ficcional por trechos de depoimentos de contemporâneos de Reed. Entre outros, lá estão um filho de Kerensky, o historiador Will Durant e os escritores Henry Miller, Rebecca West e Adela Rogers St. John, como que saídos dos diários de Edmund Wilson daquele período.

Beatty dá conta, assim, de vastas emoções e pensamentos imperfeitos. Reds é um filme de idéias, um épico histórico, um melodrama político - extremamente eficaz em todos esses registros, mesmo depois do furacão de 1989. Rodado às vésperas (em tempo histórico) da glasnost e da queda do Muro, é um belo testamento de nós que amávamos tanto a revolução.



AMIR LABAKI
(Coleção Ilha Deserta - Filmes, Ed. Publifolha, Pg 52-53.)

DOWNLOAD
(Bluray Rip, 720p, HD, 2.25 GB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário